Posse da Nova diretoria biênio 2013/2014

18 fevereiro 2013

Nova presidente Maria Rosinete

A Associação Catarinense de Criadores de Bovinos promoveu na ultima quinta-feira, 14, a solenidade de posse da nova diretoria da entidade, Biênio 2013/2014. O evento que aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Agricultura, contou com a presença de toda nova diretoria, presidida pela criadora Maria Rosinete de Souza Effting, a antiga diretoria, presidida pelo Dr Celso José Munaretto, o Secretário de Estado da Agricultura, João Rodrigues, deputados, presidentes de entidades e associações e associados da ACCB.

Logo após apresentar o relatório de atividades e fazer a prestação de contas, Dr Celso José Munaretto, empossou a nova diretoria, chamando a frente da mesa de honra a nova Presidenta Maria Rosinete de Souza Effting.

A presidente agradeceu o apoio e a confiança de sua família, dos associados e de todos os colaboradores da ACCB. “Este será um grande desafio, mas me sinto preparada, e sei que todos aqueles que confiaram no meu trabalho também estarão me ajudando nessa caminhada a frente da entidade. Tenho certeza que vamos continuar firmes no nosso objetivo de desenvolver atividades para o melhoramento genético das raças Holandesa e Jersey no Estado de Santa Catarina”, ressaltou Maria Rosinete.

O Secretário João Rodrigues, parabenizou a nova diretoria e ressaltou que a Secretaria de Estado da Agricultura sempre foi e continuará a ser parceira da ACCB. “Já somos livres da aftosa, temos o melhor status sanitário do Brasil, agora queremos também o status de livre da brucelose, e tenho certeza que com o empenho de todos, vamos conseguir”, completou.

O presidente da Associação Brasileira de Gado Holandês Hans Jan Groenwold, também falou sobre o grande número de participantes na solenidade, o que indica participação efetiva e comprometimento dos associados e prestigio da entidade perante as autoridades. O superintendente técnico, Vamiré Sens, e alguns associados também fizeram questão de manifestar seu apoio a nova diretoria, ressaltando que Santa Catarina é um Estado exemplo, diferenciado em número de registros e na qualidade dos animais.

A nova presidente ainda participou de programas televisivos, deu entrevistas para jornais e veículos de comunicação especializados, com o objetivo de divulgar a entidade e os serviços prestados pela instituição, para todo Brasil.

Produtora de Braço do Norte assume ACCB

8 fevereiro 2013

Maria Rosinete e Valdir Schmoeller

Na próxima quinta-feira, 14 de fevereiro, o mundo feminino “invade” a Associação de Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB). A partir das 10 horas, no auditório da Secretaria de Agricultura de Santa Catarina, a produtora de gado Jersey, Maria Rosinete Souza Effting, a “Rosi”, será oficialmente empossada presidente da ACCB.

“Assumimos a presidência em um momento importante que o Estado vive, ou seja, estamos na posição de quinto maior produtor de leite do Brasil. Isso faz com que tenhamos ainda mais vontade de trabalhar pelo produtor. Sem contar, que a venda dos animais aumentou consideravelmente. Assim, nossa responsabilidade é grande e, ao mesmo tempo, prazerosa”, descreve a presidente eleita em novembro.

Primeira mulher a comandar a entidade, Rosi ressalta que a presidência é um desafio. “Sou dona de casa e empresária. Vou representar a minha classe e, principalmente, as mulheres que hoje são o grande esteio nas propriedades agrícolas. Claro, que traz muitas mudanças assumir um cargo deste porte. Contudo, tenho o apoio dos meus filhos e esposo. Sem contar que temos uma associação forte e bem estruturada, que me dá a liberdade de administrar e pensar diferente, visando o bem de todos”, destaca a presidente.

Ao seu lado, o produtor e tesoureiro eleito para a ACCB, Valdir Schmoeller, o “Canela”, afirma que o fato do cargo ser representado por uma mulher é uma conquista. “As mulheres são fortes e determinadas. Na minha casa, por exemplo, tudo é diferente com o toque da minha esposa. Sendo assim, tenho certeza de que a Rosi fará um ótimo trabalho representando a nossa classe produtora”, menciona Canela que ficará responsável pela presidência da Regional da ACCB em Braço do Norte.

Fonte: Folha

Posse da Nova Diretoria da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos

17 janeiro 2013

Cumprimentando-os cordialmente, fazemos uso do presente para realizar o convite para a Assembléia Geral Ordinária de Posse da Nova Diretoria da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos, a realizar-se no dia 14/02/2013 as 10:00 horas, tendo como local o Auditório da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, sita a Rodovia Admar Gonzaga, 1.486 – Bairro Itacorubi – Florianópolis – SC.

Reiteramos que na ocasião será dada a Posse a Nova Diretoria da entidade, biênio 2013/2014, encabeçada pela senhora Maria Rosinete Souza Effting, criadora da raça Jersey pertencente ao nosso Núcleo Regional de Braço do Norte.

Contamos com a presença de todos amigos, profissionais e colegas de trabalho da Cabanha Guinther para prestigiar o evento!

"Rosi" Souza Effting é a Primeira Mulher Eleita para Comandar a ACCB

12 dezembro 2012

ROSI, durante a Feagro, solicitou uma máquina de feno ao governador

A Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB) tem uma nova comandante. Maria Rosinete Souza Effting, a “Rosi”, foi eleita na noite de sexta-feira, 7 de dezembro, e é a primeira mulher a presidir a entidade em 47 anos de história. Rose, que cria seus animais na Cabanha Guinther, na comunidade de Riacho Alegre, em Braço do Norte, representa a região na diretoria estadual e assume em fevereiro.

Entre as metas de Rosi está a de transformar Braço do Norte na Capital Nacional do Gado Jersey. “Esse é um projeto que está bem encaminhado, através do deputado Ronaldo Benedet. Além disso, durante a Feagro, solicitei, em nome dos criadores, uma máquina de feno ao governador Raimundo Colombo. Na semana passada estivemos em Florianópolis e recebemos boas notícias do secretário da Agricultura, João Rodrigues, e do deputado José Nei Ascari, que está intermediando a máquina”, detalha Rosi.

A partir da eleição, Rosi, que já era bem ativa quando o assunto era ACCB e gado Jersey, tem a missão de fazer mais do que habitualmente fazia. “Após a eleição acordei muito feliz por ser eleita presidente, até porque esse era um dos meus objetivos. Tenho muitos projetos e estando na presidência as coisas devem ficar mais fáceis. Pretendo conseguir mais sócios para a ACCB e tornar os atuais mais atuantes, registrando os seus animais. Assim conseguiremos melhorar o plantel e conseguir um preço melhor para o rebanho, para termos um retorno maior, porque sempre digo que sozinhos não vamos a lugar algum”, completa Rosi.

A eleição aconteceu durante o jantar de confraternização da diretoria no Restaurante Simão e ainda teve a confraternização de fim de ano e a avaliação da Feagro. A noite contou com uma homenagem aos membros da diretoria da feira braçonortense e eleição da diretoria da ACCB regional.

Texto e Foto: Folha do Vale - Braço do Norte/SC

1ª Feira Estadual Jovem da Raça Jersey - ExpoLages 2012, Lages/SC

22 outubro 2012

Ingrid Comerica Guinther - Melhor Fêmea

A 1ª Feira Estadual Jovem da Raça Jersey engrandeceu a maior feira do agronegócio de Santa Catarina

A ExpoLages, realizada entre os dias 16 e 21 de outubro de 2012, e que tradicionalmente tem o julgamento de bovinos, equinos e ovinos, neste ano teve a participação do gado de leite com a realização da 1ª Feira Estadual Jovem da Raça Jersey. Há 15 anos o evento não contava com uma ala expressiva do setor e, segundo a Senadora Kátia Abreu, presidente da CNA (Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil), que esteve presente no evento, é de grande importância a volta do gado leiteiro para a feira, mostrando mais uma vez que o agricultor está buscando cada vez mais a profissionalização. Para esta edição, participaram 53 animais com representação genética de todo o estado. Braço do Norte teve importante representação, demonstrando mais uma vez sua referência no setor e seu destaque na criação de gado Jersey.

O julgamento ocorreu em sete categorias dividas por idade. A Grande Campeã foi a fêmea Azaléia 320 On Time Do Cruzeiro, do expositor Décio Da Fonseca Ribeiro, de Lages- SC. A Reservada de Grande Campeã foi Mirlea Juno Request Canario Te, de um dos criadores mais antigos e fomentares da raça, Sr. Edesio Oenning, de Braço Do Norte – SC. A 3ª Melhor Fêmea foi Ingrid Comerica Guinther da expositora Maria Rosinete Souza Effting, também de Braço Do Norte – SC.

Para o ano que vem, a ideia é aumentar o número de participantes e inserir a raça Holandesa. “Também queremos organizar leilões”, adianta Humberto Souza, um dos coordenadores do evento. De acordo com o ex-presidente da ACCB, o criador Décio Ribeiro, o grande diferencial do evento foi a qualidade genética do gado e o fato de a feira ser específica para jovens. “Foi uma grande oportunidade de divulgar e apresentar a principal base genética da raça, já que essa pode ser a maior representação estadual da Jersey”, diz Décio.